quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

10 seres vivos descobertos em 2010

O ano de 2010 revelou muitos novos insetos, uma variedade de sapos, rãs e salamandras já ameaçados de extinção, um mamífero carnívoro (há 24 anos não se descobria um novo) e 5 mil espécies de seres vivos marinhos, graças a dez anos do projeto Censo Marinho. Veja alguns animais descobertos neste ano:

Macaco sauá
 

A nova espécie de macaco sauá, Callicebus caquetensi, foi encontrada na Amazônia colombiana. Há 30 anos, cientistas já falavam desta possível nova espécie, mas a guerrilha do narcotráfico na região impedia que pesquisadores entrassem na florestas para investigar. A notícia ruim é que o macaquinho está muito ameaçado de extinção.

Formiga Marciana 


A formiga da espécie Martialis Heureka é cega e descolorida, especialmente adaptada para viver embaixo da terra. Ela foi descoberta na sede da Embrapa Amazônia, a 28 km da cidade de Manaus. Faz parte de uma grande pesquisa para identificação de espécies amazônicas. 




Sapo que não quer ser girino


Num esforço de cientistas para encontrar espécies desaparecidas de sapos e rãs – estes animais são muito sensíveis às mudanças ambientais – eles descobriram este sapo do gênero Rhinella também na Colômbia. Este animal, diferente de outros sapos, pula a fase de girino, bota os ovos na floresta e seus filhotes já nascem como pequenos sapos. 

Lagosta cabeluda


A descoberta desta lagosta peluda foi anunciada este ano junto com mais 5 mil novas espécies, fruto de uma década de trabalho no projeto Censo Marinho.

Mais um lêmure


Existem mais de 100 tipos de lêmures, e todos vivem nas selvas que ainda restam em Madagascar e estão ameaçados de extinção. Esta nova espécie, com faixas pretas na cabeça formando o desenho de um “Y” até as costas, foi anunciada recentemente pela ONG Conservation International.

Macaco de nariz arrebitado
Este primata foi encontrado nas florestas de Mianmar e chama atenção pelo formato de seu nariz. A população local diz que a chuva faz encher o canal nasal do macaco fazendo com que fique espirrando descontroladamente. Ambientalistas acreditam que restem apenas 300 exemplares de Rhinopithecus strykeri vivos.

Verme marinho


Este animal foi descoberto em mergulhos a mais de 3 mil metros de profundidade entre Indonésia e Filipinas. A espécie Teuthidodrilus samae tem muitos tentáculos e estruturas sensoriais na cabeça. 

Novo peixe  


A espécie da família Lepiridae foi descoberta no sudeste do Oceano Pacífico, entre Peru e Chile por uma equipe de pesquisa odres britânicos e japoneses. O animal tem hábitos reclusos e prefere ficar escondido em pedras. 

6 comentários:

Principe Encantado disse...

E muitas outras espécies serão descobertas.
Abraços forte

Anônimo disse...

kkkkk... o de nariz arrebitado lembra o Michael Jackson!

Ricardo disse...

Lembra o Michael Mesmo!!!

identicoo!!

Michael Não Morreu..
Apenas mudou de Habitati...


asuhauhsuahsua

Anônimo disse...

Faltou a bacteria q tem arsenio no DNA....

Loira disse...

A loira passou meio segundo pensando 'o que é odres?' -.-

Anônimo disse...

Olá, Tem alguns selos lá no meu blog para você.
Não se assuste! Pode pegar todos mesmo! Seu blog merece.

http://mundodosamuka.blogspot.com/2010/12/explosao-de-selos.html